Pesquisar neste blog:

23/05/2023

Começando um projeto em Python no Windows.

Para trabalhar com vários projetos na linguagem Python (https://www.python.org/) em uma mesma máquina e reduzir os problemas de conflitos entre versões dos pacotes é conveniente criar um local virtual de instalação de pacotes. Com este ambiente torna-se fácil a configuração de novos computadores para rodar o seu projeto.

Projeto exemplo ola.py:

Em um arquivo texto escreva o seguinte código e depois renomeie para "ola.py" (tome cuidado para não ficar "ola.py.txt"). O resultado após rodar o código será o máximo entre os valores [1,2,5,3], ou seja, 5:
import numpy as np
a = np.array([1,2,5,3])
print(a.max())


Criar um ambiente virtual no Python:

Crie um arquivo "requeriments.txt", na pasta do seu projeto, com todos os pacotes desejados e as respectivas versões (no projeto exemplo será utilizado apenas o numpy):

numpy >= 1.21.2
opencv-python == 4.7.0.68 

No sistema operacional Windows, execute os seguintes comando no terminal de comandos (cmd), mas antes substitua a primeira linha, parte vermelha, com a localização da pasta do seu projeto.
set "mydir=C:\User\...\TestVenv"
cd %mydir%
py -m venv %mydir%
Scripts\activate
pip install -r requeriments.txt --upgrade 

O comando "py -m venv %mydir%" criará algumas pastas e arquivos, incluindo a pasta Scripts. A linha "Scripts\activate" rodará o arquivo "activate.bat", que está dentro da pasta Scripts, para ativar o ambiente virtual, conforme a Figura 1:

Figura 1: Criando, ativando e instalando pacotes no ambiente virtual python.

Outra opção, se não quiser utilizar o arquivo "requeriments.txt", basta instalar os pacotes desejados conforme o seguinte exemplo:
pip install --upgrade numpy

ou definindo a versão desejada com os comparativos lógicos: ">=", "<=" ou "==", conforme exemplo:

         pip install --upgrade setuptools==60.10.0 


Rodando o "ola.py" no ambiente virtual

Com o ambiente ativado execute "py ola.py" e o programa rodará.

Figura 2: rodando o "ola.py" e obtendo o valor "5" impresso na tela.

Obter uma lista dos pacotes:

No Prompt de Comandos "pip list" listará os pacotes instalados.

Para exportar a lista de patoces, em um arquivo texto, execute "pip list>C:\lista.txt". Aqui será criado lista.txt em C:\ ou em outro local que desejar ao editar o caminho do arquivo que está em vermelho.


Remover  pacotes:

Para remover um pacote específico utilize o commando "pip uninstall <nome pacote>" por exemplo para remover o pacote "numpy": 
 pip uninstall numpy


Permissão de acesso:

O meu projeto, que estava no Desktop, apresentou o problema "PermissionError: [WinError 5] Access is denied" durante a instalação do "setuptools==60.10.0". Para contornar o problema movi o projeto para C:\ e tudo funcionou.

Considerações finais:

Sempre que for instalar um novo pacote no ambiente virtual é necessário ativar o ambiente com o comando "Scripts\activate". Caso contrário o pacote será instalado em seu sistema operacional e não no ambiente virtual.

Utilizo as versões 32 bits do Python e durante a instalação do python habilito o inclusão do path (que habilita o comando "py" no prompt). Ao utilizar versões 32 bits e gerar executáveis os mesmos funcionarão em ambos os sistemas 32 ou 64 bits. Atualmente utilizo a versão 3.8.10 - 32 bits do Python.


Um abraço!!!

SIGA-NOS